19 de março de 2009

O que é "PROJETO SALITRE"

Peço licença para escrever (na primeira pessoa do singular) e postar, aos poucos, uma série de textos sobre a instalação da Fosfertil no município de Patrocínio.

E vou escrevê-los em uma linguagem bem simples, para que qualquer torcedor do Clube Atlético Patrocinense entenda e possa - caso se interesse - entrar nesse universo, compreendê-lo em toda a sua dimensão e falar sobre o tema com sua família, seus amigos, seus colegas de trabalho etc.

Quero dividir com todos a extensa pesquisa que venho desenvolvendo e continuarei a desenvolver sobre o tema e condensá-la, reuni-la em um só espaço, para facilitar o seu acompanhamento.

Toda essa pesquisa se baseia em dados oficiais e é proveniente de uma ampla fonte, desde o site da Fosfertil, a imprensa em geral, análises técnicas, entrevistas, revistas especializadas do setor etc.

Os focos principais serão o econômico, o ambiental, a formação, o preparo e o aproveitamento da mão-de-obra local, a necessidade de que a Fosfertil implante no município todo o complexo agregado à exploração, para que não fiquemos apenas com as "crateras".

Por serem pertinentes, são temas que precisam de um melhor aprofundamento, pois está nítido para todos o quanto nossas lideranças, nossas autoridades estão demonstrando ansiedade. Desnecessária e amadora, por sinal.

"PROJETO SALITRE" é a denominação que o Fosfertil deu a abertura de uma mina de fosfato, localizada no distrito de Salitre de Minas, no município de Patrocínio, unidade essa que simplesmente possibilitará a duplicação da capacidade de produção de fosfatados da empresa.

A operação da mina de fosfato de Salitre poderá ser iniciada em até quatro anos, com uma produção de 2 milhões de toneladas anuais de rocha fosfática, suficientes para a fabricação de 1,5 milhão de toneladas anuais de fertilizantes, na unidade de processamento de Uberaba.

A Fosfertil já possui uma mina, com a mesma capacidade de produção, localizada em Tapira, também no Alto Paranaíba. O produto é escoado até Uberaba por meio de um mineroduto.

O "PROJETO SALITRE" é hoje a menina dos olhos da Fosfertil e seu objetivo número um, sua grande meta atualmente.

Todas as áreas da Fosfertil, sem exceções, estão envolvidas com o "PROJETO SALITRE", que conta com a participação de vários especialistas, como geólogos, engenheiros e técnicos de minas, mecânicos, eletricistas, técnicos de segurança no trabalho e ambiental, economistas, contabilistas, advogados, especialistas em recursos humanos, comunicação, informática, transportes, logística, comercialização, administrativo e outros.