19 de março de 2009

"PROJETO SALITRE" 1

Os investimentos de 2 bilhões de reais no "PROJETO SALITRE" foram aprovados no dia 27 de maio de 2008 pelo conselho de administração da Fosfertil.

A empresa já detém o direito de exploração da imensa jazida de fosfato localizada em Salitre de Minas, que, repito, ao ser explorada, possibilitará a duplicação da capacidade de produção de fosfatados da Fosfertil.

Para que isso seja possível, será necessária a construção de um novo complexo industrial químico, para produção de fosfatados de alta concentração.

A exploração de nosso fosfato de Salitre de Minas possibilitará a ampliação da oferta brasileira de rocha fosfática em 34% e de ácido fosfórico em 60%. Com isso, o Brasil se tornará ainda mais independente, pois deixará de importar 15% de fosfatados.

O fosfato de nosso município é um tesouro inestimável.

Enquanto as jazidas utilizadas pela Fosfertil em Tapira, Catalão e Patos de Minas têm teores entre 7% e 10%, a nossa jazida de Salitre tem teor médio de aproximadamente 11% de P2O5.

Tem mais. Só para você ter uma idéia, se a Fosfertil explorar 2 milhões de toneladas de rocha fosfática por ano (e essa é a capacidade produtiva projetada), a vida útil da jazida de Salitre de Minas é estimada em 100 anos. Um século.

Quem, como eu, já visitou a região da Lagoa do Chapadão de Ferro, já deve ter visto por lá um sem-número de estacas e furos no chão.

Pois é. São marcos das pesquisas geológicas que se iniciaram no distrito de São João da Serra Negra e em Salitre de Minas já nos anos 70, pelo Departamento Nacional de Produção Mineral.

Desde essa época eles vêm buscando, naquelas regiões, minérios de nióbio, titânio e fosfato.

Nestes locais está o preciosíssimo mapa da mina, pois as pesquisas do DNPM, mais que reconhecerem o potencial mineral das chaminés alcalinas – que são formações com origens semelhantes ao processo de formação de vulcões -, indicaram um grande potencial de aproveitamento dos minérios de fosfato e titânio. (Ou seja, o titânio também ainda renderá dividendos e desenvolvimento para nosso município).

O que a Fosfertil fez? Continuou esses estudos de olho no beneficiamento de minério de fosfato.

E agora essa riqueza é toda sua.