19 de março de 2009

"PROJETO SALITRE" 2

No que diz respeito à implantação da Fosfertil em Patrocínio, as autoridades locais podem deixar a timidez de lado.

Olhar no olho e requerer o que preciso for. A Fosfertil hoje almoça, merenda, janta, dorme sonhando e respira o "PROJETO SALITRE".

E as autoridades locais precisam fazer tudo preto no branco. Documentos bem elaborados, redigidos com toda preocupação de detalhes, minuciosamente.

Há, já, uma Carta de Intenções?

Recentemente tomei conhecimento que o prefeito Lucas Siqueira tem frisado que um grande esforço está sendo feito para que a planta química (complexo responsável pela industrialização dos insumos necessários para o processamento da matéria prima que será extraída pela Fosfertil) venha também para Patrocínio. Isso é mesmo fundamental.

Já havia informado aqui (e não é segredo para ninguém) que muitas cidades estão disputando o complexo, entre elas Patos de Minas e Uberaba (que já têm estrutura para tal).

A Fosfertil está investindo 'zilhões' na Unidade de Uberaba. E parece que é para lá que a coisa se encaminha.

Lucas Siqueira falou que um grande empenho político tem sido feito. De acordo com ele, deputados estaduais e federais, secretários de estado e até ministros, entre outros, já entraram em contato com a empresa pedindo que a planta química da Fosfertil venha para Patrocínio. Atrapalhar não atrapalha, mas isso é bobagem, Lucas!

A direção da empresa está avaliando as questões técnicas - e é aí que a coisa pega. Porque, tecnicamente, com os investimentos que vem recebendo, Uberaba hoje é insuperável (sejamos realistas). Mas é preciso 'fincar' o pé e segurar o negócio por aí mesmo - e isso depende muito do 'ok' do município, de sua administração.

Para as definições e decisões finais o conselho de administração da Fosfertil se reúne agora no meio do ano. Já foi preparada uma minuta com todas as reivindicações de Patrocínio envolvendo o assunto? Documente-se!

Requeira, por exemplo, Lucas Siqueira, o Curso de Técnico em Mineração que você tanto quer, já que você sabe que nossa mão-de-obra está muito aquém, mas muito mesmo, do que exige a Fosfertil. Aí, sim, a intromissão política e de políticos pode auxiliá-lo junto ao Senai - Serviço Nacional da Indústria, na busca de uma parceria.

Lucas já declarou que o Senai não investe na construção (física) de escolas, e que "isso teria que partir do município ou da própria Fosfertil".

Pois 'exija' isso da Fosfertil. O que são 3 milhões de reais (valores levantados pelo próprio prefeito) para um empreendimento dessa magnitude? Nadica de nada.

Um parêntese: (Desculpem-me por isso, mas faço questão de ilustrar com algo que vivenciei; afinal o desafio com esforço resulta em conquista. Lembro-me bem: quando a CEMIG inundou boa parte de nossas terras, muita coisa que era 'impossível' tornou-se possível e aconteceu. Um só exemplo? A Av. Faria Pereira em linha reta até o trevo. Cortar aquela serra era 'impraticável' - tinham até asfaltado a curvinha... Por que sei disso? Porque era chefe de gabinete à época e varei noites pesquisando e escrevendo ofícios e mais documentos para o Dr. Guy, então presidente da Centrais; insistindo, indo várias vezes com as autoridades de então até o canteiro de obras da nova Nova Ponte).

Os 'frouxos', 'acomodados', dirão: "Ah, mas não é bem assim". É assim, sim! A jazida de Salitre de Minas é i-ni-gua-lá-vel. A partir dela a Fosfertil vai duplicar sua produção. É produção para 100 anos. São balancetes que farão os olhos dos investidores e de seus herdeiros brilharem.

Ou este "PROJETO SALITRE" desenterra de vez essa 'cabeça de burro' que ninguém sabe onde está e que 'encalacra' nossa cidade ou continuemos parecendo 'ingênuos' diante de tamanha riqueza de nosso subsolo.

Para isso é preciso que o município e seus representantes não mostrem tanta 'ansiedade', tanta 'afoiteza' - ou comerão cru se apressarem o processo.

Toma frente, Lucas! Toma frente, Fausto! Peguem o bastão! Ponham na mesa as reivindicações justas, realistas e merecidas. Que esta reunião do Conselho Diretor da empresa seja 'também' para atender aos nossos anseios e não tão-somente aos anseios da Fosfertil.

A verdade é que, na medida em que você vai se 'enfronhando' do que é, do que representa este "PROJETO SALITRE" para a Fosfertil e para nosso município, é que você chega à conclusão que Patrocínio não pode abrir mão de seus pleitos, mas de jeito nenhum mesmo.

É tudo muito, muito, muito grandioso. E a partir destes textos que publicaremos, até os leigos e desligados passarão a perceber a dimensão de tudo.