19 de março de 2009

"PROJETO SALITRE" 3

No mesmo dia em que o conselho de administração da Fosfertil aprovou os investimentos de 2 bilhões de reais no "PROJETO SALITRE", 27 de maio de 2008, o Diretor Presidente e Relações com Investidores, Sr. Vital Jorge Lopes comunicou a decisão ao mercado de ações, por meio de um “FATO RELEVANTE”. Foi o maior burburinho.

Fato este que a "BOVESPA” repercutiu imediatamente:

"Fertilizantes Fosfatados S.A. – Fosfertil, companhia aberta com sede na Cidade de Uberaba, Estado de Minas Gerais, na Estrada da Cana, Km 11, Distrito Industrial Delta, inscrita no CNPJ/MF sob nº 19.443.985/0001-58 ("Companhia"), comunica a seus acionistas e ao mercado, nos termos e para os fins do parágrafo 4º do art. 157 da Lei 6.404/76 e da Instrução CVM 358/02, conforme alterada, que o Conselho de Administração da Companhia aprovou a execução da primeira etapa do "PROJETO SALITRE", o qual prevê, quando integralmente implementado, a duplicação da capacidade de produção de fosfatados da Companhia e investimentos estimados da ordem de R$ 2 bilhões de reais".

"O Projeto Salitre compreende:

(a) a construção de um novo complexo de mineração na região da Cidade de Patrocínio (MG), onde a Companhia detém o direito de exploração de uma jazida de fosfato, com capacidade para produzir 2 milhões de toneladas de rocha fosfática por ano;

(b) a construção de um complexo industrial químico, cuja localização será definida na primeira etapa, para aproveitamento do minério a ser extraído e beneficiado em Patrocínio, com capacidade para produzir 560 mil toneladas/ano de ácido fosfórico (insumo intermediário para a produção de fertilizantes fosfatados de alta concentração, como MAP – fosfato de amônio, TSP – superfosfato triplo e DAP – fosfato diamônio);

(c) a instalação de unidades de ácido sulfúrico (1,4 milhão toneladas/ano) e plantas multipropósito de TSP, MAP e DAP (1,2 milhão de toneladas/ano).

Na primeira etapa, serão realizados estudos complementares de engenharia básica para a avaliação dos parâmetros técnicos e econômicos, que exigirão investimentos de R$ 120 milhões. O prazo previsto para conclusão da primeira etapa do Projeto Salitre é de 12 meses.

Concluída a primeira etapa, a continuidade do Projeto Salitre, inicialmente previsto para um período de 4 anos, está sujeita à aprovação do Conselho de Administração da Companhia.

Uberaba, 27 de maio de 2008
.

Vital Jorge Lopes
Diretor Presidente e Relações com Investidores"