21 de março de 2009

"PROJETO SALITRE" 6

Estamos tentando conseguir, sem sucesso, um artigo escrito por Natan Sebastião de Oliveira, endossado pelo engenheiro agrônomo Reginaldo José de Oliveira, pelo geólogo José Eustáquio e pelo produtor Valdete Fernandes de Mello, denunciando que a exploração de minérios pode contaminar águas subterrâneas da Estância Hidromineral de São João da Serra e colocar em risco o meio ambiente.

Sabemos que tal artigo foi publicado pela conceituada revista ABAS INFORMA, da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas, informativo que segue uma linha totalmente imparcial e cujo propósito é divulgar e debater os assuntos em questão.

O tal artigo causou grande polêmica, resultando em várias manifestações da comunidade das águas subterrâneas, inclusive da empresa Galvani, que foi citada por seus referidos autores.

Se causou "polêmica", "gerou debate", deve ter algum conteúdo que mereça vir à luz para conhecimento do grande público de Patrocínio, até porque as águas minerais, mesmo que nas mãos de pessoas que não têm 'bala' para explorá-las, são outra grande riqueza de nosso povo. Queremos, fazemos questão de republicá-lo aqui, enriquecendo ainda mais essa discussão em aberto.

Para que, no futuro, dependendo do resultado das decisões e ações (benéficas ou maléficas) dos homens/líderes do presente, as próximas gerações possam saber que todas as variáveis, tudo em tempo hábil, foram analisadas, questionadas e reveladas.

Diante da dificuldade de acesso a tal artigo, solicitamos aos nossos leitores que acaso conheçam as pessoas acima mencionadas, que por favor entrem em contato com elas, passem nosso e-mail e lhes peçam que nos enviem o texto publicado na revista da Associação Brasileira de Águas Subterrâneas.

Contamos com o apoio e empenho de todos nessa pesquisa.